Quanto tempo demora para cair uma transferência no mesmo banco?
As transferências entre contas do mesmo banco são internas e, portanto, devem ser instantâneas. Há alguns bancos que adotam um pequeno “delay” (atraso) por questões de segurança, antes do valor ser liberado para o destinatário ele passa por uma checagem de segurança (geralmente automatizada).
Na grande maioria dos bancos as transferências entre contas da mesma instituição está disponíveis todos os dias, 24 horas. Note, porém, que no período noturno algumas instituições possuem restrição para o envio ou recebimento.
Para efeito de transferência interna não importa se o valor é para ser creditado em uma conta corrente ou poupança; de mesma ou de diferente titularidade; o processo é o mesmo!
Os fatores que, eventualmente, podem impactar no atraso desse tipo de transferência são: Checagem de segurança – O banco pode optar por “segurar” a transferência para que haja tempo suficiente para uma checagem de segurança. Antes do valor ser liberado ao destinatário é necessário que o banco tenha tempo de analisar a transação e, se necessário, efetuar o bloqueio/cancelamento. Valor – Transferências de alto valor geralmente demoram um pouco mais justamente pela checagem de segurança; Lentidão no sistema do banco – Como as transferências entre contas do mesmo banco são internas, caso o sistema do banco esteja lento pode ser que haja um atraso, o que impossibilita que esse tipo de transferência seja instantânea;
O prazo máximo para que uma transferência entre contas do mesmo banco seja concluída é de 2 horas, se tiver demorando mais do que isso o ideal é entrar em contato com a instituição financeira para descobrir o porquê do atraso.