Nubank capta R$ 375 milhões para expansão internacional
O Nubank anunciou nesta terça-feira (18) ter conseguido captar mais de R$ 375 milhões em investimentos, o que permite que a fintech dê andamento em seu plano de internacionalização pela América Latina. O montante levantado permitirá que a NU Pagamentos consiga tocar as operações no México e na Argentina.
Parte do montante foi levantado através da primeira oferta pública com Letra Financeira (LF), um modelo de investimento de longo prazo que permite que os bancos e, agora, fintechs, se protejam em caso de crise econômica. O Nubank foi a primeira fintech a conseguir esse tipo de captação, até então essa modalidade de investimento era restrita as emissões privadas.
Os investidores institucionais manterão o valor investido por 10 anos, tendo a opção de recompra a partir do quinto ano de investimento.
De acordo com Gabriel Silva, diretor financeiro do Nubank: “Isso é o resultado da confiança dos investimentos na estratégia e também no trabalho dos nossos times que mostram que podemos inovar até mesmo nas nossas captações no mercado”, afirmou.
Aqui no Brasil a captação do Nubank também deve aumentar com a ajuda dos próprios correntistas, a fintech passou a oferecer opção de investimento em RDB (Recebíveis de Depósito Bancário), cujo funcionamento é bastante parecido com o CDB utilizado pelas instituições financeiras para captar recursos financeiros para a concessão de empréstimos, crédito e financiamentos.
O Nubank inovou até mesmo na oferta de sua RDB, visto que esse tipo de investimento geralmente não possui liquidez, mas a fintech utiliza do próprio caixa para dar liquidez aos clientes. O RDB também passa a contar com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).