Deixar conta bancária zerada pode gerar encerramento?
O fato da conta estar zerada não acarreta nenhum problema para o titular da conta, desde que o saldo não fique negativo! O único cuidado que o correntista deve tomar é não deixar a conta bancária inativa por mais de 180 dias.
O Banco Central determina que os bancos devem encerrar automaticamente todas as contas bancárias que estiverem sem movimentação por 6 meses (180 dias). Para essa regra pouco importa se a sua conta está ou não zerada, se ela permanecer sem movimentação por mais de 180 dias ela será automaticamente encerrada pela instituição financeira atendendo às regras do BACEN.
Conclui-se que:
- A conta pode ficar zerada, desde que não fique negativada;
- Se a conta ficar inativa (sem movimentação) por mais de 6 meses, ela é automaticamente encerrada pelo banco, independente de ter ou não saldo;
Não é aconselhável deixar a conta zerada pois a maioria dos bancos costumam cobrar tarifa de manutenção de conta. Caso o correntista não tenha saldo insuficiente no momento da cobrança, é provável que a conta fique com saldo negativo, o que pode fazer com que o correntista entre no chamado “cheque especial” que, aliás, de especial não tem nada!
Caso a sua conta bancária seja encerrada por inatividade, se houver valor remanescente ele permanece disponível para saque ou transferência na agência no qual a conta foi aberta. Geralmente os bancos mantém o valor à disposição por até 36 meses (3 anos), após esse período é provável que o ex correntista tenha que procurar a justiça para recuperar eventuais valores deixados na conta bancária que ficou inativada até ser encerrada pelo banco atendendo às regras do BC.