Bloqueio de conta após receber transferência bancária
Os bancos são todos regulamentados pelo Banco Central, por isso eles precisam seguir uma série de normas de combate a crimes financeiros. Caso a instituição considere alguma transação suspeita ou fora do perfil de uso do correntista, deve promover o imediato bloqueio da conta por segurança até que a operação possa ser investigada pelo setor de compliance.
O que o bloqueio preventivo da conta visa investigar:
- Transação fraudulenta;
- Movimentação incompatível com a vida financeira do correntista;
- Evasão de divisas;
- Lavagem de dinheiro;
- Sonegação de impostos;
- Qualquer outro crime ou atividade ilícita;
Resumidamente podemos dizer que o banco trabalhar para evitar que seu sistema financeiro seja utilizado em atividades ilícitas. Caso tenha recebido algum depósito ou transferência que tenha levantado suspeita da instituição financeira, prepare-se para enviar uma série de documentos para provar que o valor é oriundo de uma atividade legal, principalmente se o valor for muito alto.
Há casos em que a conta é desbloqueada rapidamente, basta que o correntista entre em contato e informe o motivo da transação que levantou suspeita.
Como evitar o Bloqueio
Não há como evitar o bloqueio por segurança, esse tipo de bloqueio leva em consideração critérios sigilosos da instituição financeira. Há casos em que uma transação de baixo valor acaba levantando a suspeita da instituição financeira. Basicamente, podemos dizer que toda e qualquer transação que esteja fora do perfil de uso do correntista está sujeita ao bloqueio preventivo.
Para evitar esse tipo de bloqueio é recomendado que o correntista sempre mantenha a sua renda mensal atualizada. Isso evita o bloqueio da conta em caso de operação incompatível com a sua remuneração declarada.
Leia também: CPF irregular na Receita pode gerar bloqueio de conta bancária.
Caso esteja fora do limite de isenção do imposto de renda é importante também que realize a Declaração de Imposto de Renda, pois caso o banco tenha a informação de que você está fora do limite de isenção, pode exigir o documento para liberar a conta. Tal exigência visa atender questões regulatórias e de compliance.
Cabe salientar que durante o bloqueio de segurança os recursos da conta bancária ficam temporariamente bloqueados para utilização, assim, não é possível realizar nenhuma transação de débito até que o correntista entre em contato com a instituição financeira para realizar o desbloqueio. O bloqueio por segurança visa a segurança do próprio correntista e serve para combater fraudes e outras atividades ilícitas que, porventura, tenha ocorrido na conta em questão.