Tecnologia do Bacen permitirá transferências instantâneas
O Banco Central estima para Outubro de 2020 o lançamento de um novo sistema brasileiro de transferências. O novo sistema modernizar o sistema financeiro no Brasil, pois vai permitir que os correntistas enviem e recebam dinheiro 24 horas, 7 dias por semana.
Chamado de Pix, o sistema 24/7 de transferência deve tornar obsoleta as transferências via DOC e TED, já que a sua utilização não ficará sujeito ao horário do expediente bancário.
Desde Fevereiro de 2020 o Banco Central está testado esse sistema revolucionário de transferência, cuja previsão é de que seja lançado ao público na primeira quinzena de Outubro de 2020.
Os cinco pontos da tecnologia:
- 24/7 - O sistema ficará disponível todos os dias (inclusive finais de semana e feriados) 24 horas
- Instantâneo - Ao transferir pelo Pix o valor cairá na conta do destinatário em até 10 segundos
- Facilidade - A transferência poderá ser feita por QR Code ou por meio de aplicativos. Será possível transferir dinheiro pela agenda do celular e até via redes sociais
- Sem burocracia - O cidadão poderá enviar e receber dinheiro sem depender de um banco. O procedimento será feito por meio de aplicativos
- Transferências a partir de 1 centavo - Como a ideia é de que o sistema seja utilizado como forma de pagamento no dia a dia para concorrer com os cartões, a tendência é que o consumidor possa fazer pagamentos a partir de 1 centavo, mas as empresas serão livres para estabelecer limites de segurança de acordo com o perfil de cada consumidor
PAGAMENTO DE PESSOAS E ESTABELECIMENTOS EM TEMPO REAL
Uma das principais vantagens do sistema Pix é que ele permitirá que as transferências bancárias sejam utilizadas no dia a dia para pagar estabelecimentos comerciais. Por meio de um QR Code, o consumidor conseguirá pagar em até 10 segundos uma pessoa ou empresa.
Os pagamentos instantâneos devem ainda ajudar na bancarização dos brasileiros, pois o sistema permitirá que qualquer cidadão envie e receba dinheiro sem a necessidade de ter uma conta bancária.
Por meio de aplicativos de pagamentos e carteiras virtuais o consumidor conseguirá enviar e receber dinheiro sem precisar recorrer a um banco tradicional.
O lançamento do Pix ainda deve reduzir a dependência dos cartões, visto que o cidadão conseguirá pagar instantaneamente pelo celular. Os estabelecimentos também sairão ganhando pois terão uma solução de pagamento mais acessível, ainda que as empresas sejam livres para definir as suas próprias tarifas pela utilização do sistema.
Para o lançamento do Pix o BC definiu o BR Code, um padrão brasileiro de QR Code que permitirá pagamentos pela câmera do celular entre qualquer meio de pagamento que utilize a tecnologia.